Tabagismo e voz

ceong-tabagismo-voz-males-cigarro-fumoOs efeitos da inalação da fumaça do tabaco são extremamente prejudiciais para a saúde da laringe e, consequentemente, da voz.

Por conta das diversas campanhas de conscientização sobre os males do fumo produzidas nos últimos anos, não é novidade dizer que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferente, muitas delas cancerígenas. Mesmo com essas ações, cerca de 23 óbitos ocorrem no Brasil a cada hora por doenças associadas ao tabagismo, segundo dados do Ministério da Saúde.

Cigarros, charutos e cachimbos ressecam e irritam o trato vocal. A tosse e o pigarro são as conseqüências mais aparentes da ação dos agentes nocivos do tabaco, as quais são intensificadas pelo calor da fumaça inalada. Tudo isso pode favorecer o surgimento alterações nas mucosas nasal e oral como edemas, pólipos, hiperplasias, displasias e até câncer.

Se o sistema respiratório estiver comprometido é muito provável que ocorra uma modificação na voz do tabagista conhecida como rouquidão ou disfonia. E o tratamento para esse distúrbio vocal só pode ser realizado sob a supervisão de profissionais qualificados. A clínica CEONG está preparada para dar toda a assistência a você. Marque agora sua consulta pelo telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

Saúde vocal , , , , , , ,

Comments are closed.