Seu filho tem dificuldade em falar? Saiba mais sobre dislalia

Quem não conhece o Cebolinha, personagem de Maurício de Sousa que troca o “R” pelo “L”? Ou ainda o Hortelino Troca-Letra na Turma do Pernalonga? Este dois casos são característicos da dislalia, um distúrbio no desenvolvimento da fala que pode afetar até a alfabetização de seu filho.

Alguns pais acham engraçadinho quando seu filho fala errado, mas a persistência disso pode ser um indicativo de um distúrbio que pode afetar sua vida mais adiante. A chamada dislalia é caracterizada pela dificuldade da pessoa em articular as palavras. Os sintomas são a troca de palavras por outras similares na pronúncia, substituição de sílabas e fonemas por outras (como o L pelo R) ou a pronúncia errada das palavras, omitindo letras.

Até os três anos e meio de idade, os erros de linguagem são considerados normais, já que há etapas para o desenvolvimento da fala. Entretanto, após essa fase, a criança pode vir a ter problemas caso continue falando errado, podendo afetar o processo de alfabetização.

O tratamento da dislalia é feita com o auxílio de um fonoaudiólogo e varia de acordo com a necessidade de cada criança. Em muitos casos, a pronúncia das vogais e dos ditongos costuma ser correta, bem como a habilidade para imitar sons. Diante do paciente dislálico costuma-se fazer uma pesquisa das condições físicas dos órgãos necessários à emissão das palavras, verifica-se a mobilidade destes órgãos, ou seja, do palato, lábios e língua, assim como a audição, tanto sua quantidade como sua qualidade auditiva.

Somente um especialista poderá avaliar o desenvolvimento da fala na criança e indicar o tratamento adequado, caso seja necessário. Caso suspeite que seu filho troca fonemas, deixa de falar alguma sílaba ou as inverte muito frequentemente, consulte nosso corpo de fonoaudiólogos.

CEONG é especializada em fonoaudiologia e podemos lhe dar toda a assistência no acompanhamento do desenvolvimento da fala em seu filho. Marque agora sua consulta conosco através do telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

Saiba um pouco mais sobre o problema da dislalia neste episódio do programa Mãe & Cia, do canal GNT:

Desenvolvimento infantil, Fonoaudiologia, Sobre a CEONG , , , , ,

Comments are closed.