Remédio para impotência pode causar surdez

remedio-impotencia-viagra-cialis-levitraEm pesquisa, usuários em todo o mundo alegaram ter tido casos de surdez súbita após o uso dos medicamentos.

Após o surgimento de queixas de diversas usuários americanos dos medicamentos Viagra, Cialis e Levitra com problemas auditivos, especialistas dos hospitais Charing Cross, Stoke Mandeville e Royal Marsden, no Reino Unido, resolveram exigir uma investigação oficial, em todo o mundo.

O estudo realizado questionou sobre uma possível perda auditiva logo após tomar as pílulas e foram encontrados 47 casos de suspeita de perda auditiva neurossensorial — rápida perda de audição em um ou ambos os ouvidos —relacionadas aos medicamentos contra impotência, sendo oito registrados no Reino Unido. Nos EUA, ainda foram registradas 223 suspeitas, que não foram consideradas por falta de detalhes.

Os cientistas desconfiam que o medicamento desencadeia reações químicas que podem repercutir no ouvido interno, mas ainda não sabem explicar como o remédio pode afetar a audição. A média de idade dos homens atingidos foi de 57 anos, mas dois envolvidos eram mais jovens, com 37 anos.

Após as reclamações, os médicos começaram a alertar os usuários sobre possíveis danos à audição, causados pelos medicamentos. A agência fiscalizadora de drogas do Reino Unido entendeu, no entanto, que as reclamações de perda auditiva vinculadas ao Viagra eram “extremamente raras” e não tomou nenhuma atitude frente às suspeitas. Um porta-voz explicou que relatórios de uma reação adversa a um medicamento não provam que ele é o responsável.

(Com informações da Folha de São Paulo.)

Audição, Otorrinolaringologia , , , , ,

Comments are closed.