Proteja seus ouvidos e cuide da audição

dia-nacional-combate-surdezO Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez foi criado para destacar a importância dos cuidados que devemos ter para evitar danos às sensíveis estruturas da orelha interna.

A todo o momento, nossos ouvidos são estimulados – até quando estamos dormindo. E raros são os momentos que damos um descanso para eles ficando em silêncio total.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo. Confira algumas medidas de prevenção para manter uma audição saudável:

1 – Uma pessoa não pode permanecer em um ambiente com atividade sonora de 85 decibéis por mais de oito horas. Esse tempo cai para quatro horas em lugares com 90 decibéis, duas horas em locais com 95 decibéis e uma hora quando a intensidade chega a 100 decibéis (confira a tabela de intensidades sonoras da Sociedade Brasileira de Otologia.)

2- Depois de uma longa exposição a altos níveis de intensidade, respeite seus ouvidos e faça alguns intervalos de repouso sonoro.

3 – Sempre utilize protetores auditivos quando recomendado, como em locais de trabalho ruidosos ou em eventos como corridas de automóvel, por exemplo.

4 – Nunca introduza objetos pontiagudos na orelha.

5 – Como já falamos aqui, o cotonete só deve ser empregado para remover o excesso de cera na parte mais externa da orelha. Ele também não deve ser introduzido no canal.

6 – Evite a automedicação;

Estudos indicam que cerca de 15% da população com idade entre 20 e 69 anos, têm perda auditiva por exposição a sons altos ou ruído no trabalho ou em atividades de lazer. Por isso, é fundamental consultar o otorrinolaringologista sempre que houver dor, desconforto ou caso alguma alteração seja percebida. Fale conosco pelo telefone (11) 5522-3077 ou pelo formulário de contato, agende uma consulta e descubra se está tudo bem com sua audição.

 

Audição , , ,

Comments are closed.