Preserve sua voz na folia!

Cuidado com os excessos com sua voz no Carnaval. Procure evitar os excessos. Evite gritar, cantar ou falar muito alto.


Em datas comemorativas como o Carnaval, as pessoas costumam cantar e falar muito alto. Isso acontece em ambientes com muito barulho, provocados pelo alto volume de caixas de som superpotentes; é o alto volume do aparelho de som de nossas casas, dos trios elétricos nas ruas, ou até mesmo dos porta-malas de carros. Além desses excessos, existem também o abuso de bebidas, cigarros e alimentos em geral. Eles afetam a saúde vocal, em que doenças como o refluxo laringofaríngeo e o câncer de laringe estão intimamente relacionadas.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) revela que no Brasil o tumor na laringe afeta cerca de 10 mil pessoas todos os anos, tendo como principais causas o vício de fumar e a ingestão excessiva de álcool. Outro dado preocupante da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial entre os países com maior incidência dessa doença.

A Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) alerta a população: “Além do câncer de laringe, lesões nas pregas vocais, como nódulos, calos e pólipos são os problemas vocais mais comuns entre os brasileiros, de modo que estes últimos podem ser agravados com a chegada do final do ano. Nos ambientes festivos das comemorações, as pessoas acabam abusando da voz, somando isso ao consumo de sorvetes e bebidas geladas no verão.”

Procure evitar os excessos. Não grite, não force suas cordas vocais. Aproxime-se de seu interlocutor para falar e cante em voz moderada. Também beba conscientemente e não abuse na alimentação. E DIVIRTA-SE NO CARNAVAL!

Fonoaudiologia, Saúde vocal , , , , , , , ,

Comments are closed.