Mais de um terço das perdas de audição são por excesso de ruído, diz estudo

Pesquisa aponta o alto volume dos fones de ouvido como principal causa da perda auditiva precoce.

Uma pesquisa promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL) demonstrou que 35% dos casos de perda auditiva tem sua origem na superexposição do paciente a ruídos em alto volume.

Esta exposição exagerada está mais perto de nós do que se imagina. Um caso comum é uso do telefone celular ou do tocador de música digital em grandes alturas. Estes aparelhos podem chegar a mais de 110 decibéis, que tem o mesmo efeito de estar ao lado de uma turbina de um avião. Escutar música a este volume por apenas 15 minutos por dia já pode ter efeitos nocivos.

Importante destacar que esta perda auditiva é irreversível. O ouvido é composto por várias partes muito frágeis, que estão sujeitas a alterações por uma série de fatores. O excesso de ruído pode causar a “morte” das células do labirinto e do nervo auditivo e não há como recuperá-los.

O risco é tão alto que as leis trabalhistas não permitem que funcionários de indústrias sejam expostos a este nível de ruído e obrigam o uso de protetores auriculares. Trabalhadores sujeitos a altos volumes de ruído devem fazer o teste auditivo uma vez por ano, para fazer um acompanhamento de sua audição.

Aqui vão algumas dicas para evitar a perda auditiva de maneira precoce:

  1. Use o fone de ouvido com volume pela metade.
  2. Nunca ouça o som tão alto a ponto de não ouvir o que está a sua volta. Se alguém do seu lado ouvir o som de seu aparelho, é sinal que o volume está muito alto.
  3. Nunca durma com fones de ouvido.
  4. No carro, o volume do rádio deve estar numa altura que seja confortável conversar com quem estiver no veículo.

Se você ou alguém de sua família apresentar sintomas de perda de audição, como escutar zumbidos ou ter vertigens, é aconselhável que se faça uma audiometria para saber se sua capacidade auditiva foi afetada.

Se precisar de orientações sobre sua audição e prevenção, converse com os especialistas de nosso corpo médico. Marque agora sua consulta conosco através do telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

 

Audição, Fonoaudiologia , , , , , ,

Comments are closed.