Infecção dentária pode ser causa de sinusite crônica

sinusiteMais comum em épocas de estiagem, a sinusopatia inflamatória, a popular sinusite, é uma das doenças crônicas que mais geram queixas por parte de pacientes de todas as idades e é considerada a quinta maior causa de consumo de antibióticos no Brasil.

Geralmente associada a outros males como alergias, gripes e resfriados, por exemplo, essa infecção afeta das mucosas dos seios da face (as ‘maçãs do rosto’), região do crânio constituída cavidades ósseas em volta do nariz e olhos e que costumam apresentar dores durante crises mais agudas.

Embora normalmente desapareçam por si mesmas ou mesmo após tratamento com antibióticos, há pacientes que convivem com a doença de forma cotidiana. E estudos recentes apontaram que uma das causas que têm se tornado mais frequentes são as infecções dentárias. Para se ter uma ideia, cerca de 86% dos casos de sinusite aguda grave e crônica tinha origem odontológica.

É preciso destacar que essa descoberta só foi possível por meio da realização de exame por tomografia computadorizada. Por isso, é fundamental que o paciente que se queixe dos sintomas aqui descritos consulte um otorrinolaringologista para que possa avaliar a necessidade desse exame e eventualmente providenciar encaminhamento a um médico odontologista.

Marque uma consulta por meio do telefone 5522-3077 ou nosso formulário de contato. Estamos à sua disposição para tirar qualquer dúvida e tomar as devidas providências.

Otorrinolaringologia , , , , , , , , , ,

Comments are closed.