Fonoaudiologia ajudando a emagrecer

ceong-alimentacao-fonoaudiologia-digestao-mastigacaoVocê sabia que não só os alimentos ingeridos, mas a maneira de se alimentar pode interferir no seu peso?

Autora do livro “Fonoaudiologia e Cirurgia Bariátrica”, a fonoaudióloga Marlei Braude Canterji, Mestre em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, trabalha há anos com pessoas que se submeteram a procedimentos bariátricos, indicados para pacientes obesos que precisam reduzir seu peso drasticamente. A fonoaudióloga desenvolveu um método que ensinou para estes pacientes a forma correta de mastigar e deglutir. Este método é iniciado antes mesmo da pessoa ser submetida ao procedimento, orientando sobre o tempo e forma de comer, ajudando também na prevenção dos efeitos adversos que se sente ao comer mais do que o necessário.

A obesidade é uma doença crônica e pode prejudicar a saúde do indivíduo, aumentando o risco de morte. Decorrente dela, aparecem outras doenças como apneia do sono, diabetes, pressão alta, infertilidade e alguns tipos de câncer.

A fonoaudiologia colabora no tratamento do paciente obeso na maneira que são ingeridos os alimentos. Há um trabalho de conscientização do indivíduo para a maneira correta de mastigar, sugar e deglutir, ações automáticas e para as quais, com o decorrer do tempo, podemos adquirir maus hábitos. Há um treino para que o paciente tenha uma mastigação eficiente, fundamental para boa digestão dos alimentos, equilíbrio nutricional e uma vida mais saudável.

[Via]

Fonoaudiologia, Saúde em geral , , , , , ,

Comments are closed.