Fones de ouvido são os atuais vilões da audição

Fones de ouvido como vilões da audição - CEONG Clínica Ouvido Nariz Garganta Fonoaudiologia OtorrinoCom o volume exagerado, quem gosta de música alta pode, no final das contas, estar com os dias contados para ouvi-la.


A popularização dos tocadores digitais, incluindo os telefones com a opção de rádio e música, alterou vários dos hábitos da população brasileira. O uso de fones de ouvido pelos adolescentes se tornou popular, mas os mais velhos também aderiram ao acessório. Com isso, é cada vez mais comum encontrar pessoas com fones nos mais variados ambientes, desde o transporte público ou filas, até lanchonetes e restaurantes, incluindo nas calçadas onde um sem número de pessoas vem e vão alheios ao mundo.

A questão não é exatamente o acessório ou ouvir música. O problema é o volume cada vez mais alto com que algumas pessoas ouvem suas canções preferidas. Esse volume exagerado, associado ao tempo de exposição aos ruídos (todo som contínuo é considerado, tecnicamente, um ruído) e ao tipo de fone de ouvido –- os mais populares são aqueles encaixados dentro do canal auditivo –- podem causar diversos problemas para a audição. O pior deles é a total perda dessa audição e quem gosta de música alta pode, no final das contas, estar com os dias contados para ouvi-la.

A prevenção, no entanto, é simples. A melhor prática é usar o fone de ouvido com volume pela metade. É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não ouvir o que está a sua volta e não dormir com o fone no ouvido.

Se precisar de orientações, converse com os especialistas de nosso corpo médico. Marque agora sua consulta conosco através do telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

Otorrinolaringologia , , , , , , , ,

Comments are closed.