Exercícios de respiração podem reduzir incômodos diversos

breathing-exercises-110812-300x200Exercícios frequentes de respiração podem minimizar incômodos e ajudar a idenficar se há obstruções atrapalhando o fluxo de ar nas vias respiratórias. 

A prática frequente de exercícios de respiração podem minimizar vários tipos de incômodo que nos acomentem no dia a dia. Uma das fontes mais ricas e confiáveis de dicas para esse tipo de prática é o milenar Yôga. Eis alguns exemplos:

1. Inspire o ar profundamente pela narina direita, feche-a e expire pela narina esquerda. Depois, faça o movimento contrário. Assim, você pode perceber mais facilmente se há alguma obstrução em uma das narinas, o que pode indicar desvio de septo.

2. Inspire e expire rapidamente forçando a saída de ar com o abdômen, como se fosse um espirro. Com as mãos no abdômen, exerça uma pequena resistência na barriga sem deixar de forçar a expiração do ar. Além de melhorar a oxigenação do organismo como um todo, a prática ajuda a melhorar a rinite e a asma.

3. Costuma ficar ansioso/a no trânsito? Para momentos estressantes, a dica é manter a respiração lenta. Tente fazer uma contagem curta entre a entrada e a saída de ar dos pulmões. E lembre-se: a ansiedade vem com a respiração rápida, já a respiração possibilita que você a controle.

Fique atento/a! Problemas respiratórios podem ser precedidos de alterações físicas tão discretas que podem passar despercebidas. Nariz entupido, vontade de espirrar, secreção na garganta, dor de cabeça ou até mesmo a diminuição do paladar ou do olfato podem ser sintomas de um simples resfriado, gripe ou mesmo de um caso de sinusite ou rinite (outros distúrbios como adenóide aumentada ou desvio de septo serão comentados semana que vem).

Conte sempre com nossa equipe de fonoaudiologia. Estamos prontos para dar toda a assistência que você e sua família necessita. Caso tenha percebido algum dos sintomas acima, marque uma consulta pelo telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

 

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