Diabéticos têm o dobro de chances de desenvolver surdez, diz estudo

deaf-peopleNo geral, pessoas com diabetes têm mais problemas auditivos do que as demais quando o nível de açúcar no sangue não é controlado.

Cientistas japoneses encontraram uma relação entre diabetes e perda auditiva depois de avaliarem os resultados de 13 pesquisas que envolveram mais de 20 mil pessoas nos Estados Unidos, Ásia, Austrália e Brasil. Com exceção de uma delas, todas indicaram que o desenvolvimento de surdez se relacionava à doença.

Por meio dela, se descobriu que a incidência de deficiência auditiva é duas vezes mais comum entre os diabéticos e que os mais jovens que mais correm risco de ter a audição afetada do que os adultos que sofrem da mesma enfermidade.

A falta de controle do nível de açúcar no sangue é apontada como o principal motivo para essa correlação. Embora essa descoberta ajude a derrubar o mito de que a surdez seja um traço comum apenas da velhice, ela não confirmou se um melhor controle da glicemia pode de fato diminuir o risco de perda auditiva.

Isso quer dizer que, embora essa correlação possa existir, ela não comprova uma relação de causa e efeito entre os diabéticos e não diabéticos. Por isso, mais pesquisas deverão ser realizadas para esclarecer essa descoberta.

Mas sendo você diabético ou não, é muito importante avaliar periodicamente se está tudo bem com sua audição. Faça uma consulta conosco pelo telefone (11) 5522-3077 ou pelo formulário de contato e agende uma visita. Nossa equipe está preparada para dar todas as orientações necessárias para você manter a saúde dos ouvidos, nariz e garganta.

Audição , , ,

Comments are closed.