Previna-se contra as doenças do outono

doencas-outonoQueda na temperatura contribui para transmissão de gripe, resfriados e outras doenças. Evitar ambientes fechados, vacinar-se e sempre procurar orientações médicas são algumas dicas.

A chegada do outono traz temperaturas mais amenas. E com o frio, as pessoas costumam frequentar lugares fechados e ficarem mais juntinhas. Com isso, doenças transmitidas pelo ar se espalham mais facilmente. Além da diminuição da temperatura, a baixa umidade relativa do ar e o maior nível de poluição atmosférica contribuem para o aumento da incidência de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e até alérgicas.

A gripe e o resfriado, de longe as enfermidades mais comuns nesta época, costumam ser confundidas. O quadro clínico apresentado pela gripe, doença causada apenas pelo vírus influenza, é mais grave e costuma vir acompanhado de coriza, mal-estar, dor no corpo e febre alta.

Altamente contagiosa, a gripe pode ser transmitida quando o doente tosse, espirra ou apenas fala. Um adulto pode transmitir a doença até um dia antes de apresentar sintomas e pelos próximos cinco dias. Já as crianças podem disseminá-la por ainda mais tempo: de sete a dez dias. A maneira mais indicada de evitar a gripe é tomar vacina anualmente, já que o influenza sofre pequenas mutações nesse período.

Os resfriados podem ser causados por muitos outros vírus, como o rinovírus e o vírus sincicial respiratório (VSR), por exemplo. Como são menos grave que a gripe, seus sintomas podem ser amenizados com o uso dos populares antigripais, já que não há tratamento específico para os resfriados.

Evitar aglomerações e lugares pouco arejados são boas táticas para ser ver livre desses males. Procure deixar as janelas de casa abertas, principalmente quando há alguém doente no local. Com isso, a troca de ar reduz a população local de vírus e bactérias potencialmente nocivas.

Além disso, é fundamental manter uma alimentação equilibrada. Já a prática de exercícios deve ser realizada fora dos horários de pico de poluição atmosférica: antes das 7h30 e depois das 20h. Os alérgicos devem procurar um médico para manter um tratamento preventivo e ficar longe de lado carpetes, cortinas e bichos de pelúcia.

Se você ou algum familiar apresentar algum desses sintomas, o primeiro passo é não se medicar. Procure um profissional da saúde para que o melhor tratamento seja indicado.

Alergias respiratórias, Saúde em geral , , , , , ,

Comments are closed.