Triagem auditiva pré-natal é a melhor prevenção contra surdez

Teste da orelhinha prevenção surdez triagem auditivaO “Teste da Orelhinha” é obrigatório por lei, mas é realizado em apenas 10% dos recém-nascidos no Brasil

Mesmo sendo obrigatório por lei desde 2011 a realização do “teste da orelhinha”, dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia indicam que apenas 10% dos recém-nascidos brasileiros são submetidos à triagem auditiva, no primeiro ano de vida. Contudo, a média de idade desse diagnóstico no Brasil é de 4 anos, o que é considerada muito tardia pelos profissionais da saúde.

A recomendação, é de que esse exame seja feito nos primeiros 15 dias de vida e repetido a cada 6 meses nos primeiros 4 anos de vida da criança. Quando realizado na época adequada, o “teste da orelhinha” pode detectar cerca de 90% das perdas auditivas. Dessa forma, é possível que a criança portadora de alguma deficiência auditiva possa desenvolver habilidades de linguagem equivalentes às de uma criança com audição normal.

A equipe da clínica CEONG está plenamente equipada e treinada para dar toda a assistência a você e a seus filhos. Marque agora uma consulta pelo telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

Audição, Desenvolvimento infantil, Exames especializados , , , ,

Comments are closed.