Tecnologia brasileira ajuda deficientes auditivos a usar o computador

ceong-audicao-surdos-definicientes-auditivos-alicia-sistema-interprete-libras-unicampGrupo de pesquisa da Unicamp desenvolveu um avatar que entende textos em Português e traduz para a linguagem de sinais Libras.

Uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Campinas (UNICAMP) promete ajudar pessoas com perda auditiva a usarem o computador. O grupo de pesquisa do departamento de computação da universidade criou um programa que traduz textos em Português para Libras, linguagem dos sinais usada por deficientes auditivos.

Inspirados no trabalho dos intérpretes que aparecem no início dos programas de televisão, os pesquisadores desenvolveram um avatar chamado Alícia, que é contato do sistema com o usuário. Alícia reconhece todas as letras do nosso alfabeto e a partir disto, traduz textos digitados, reproduzindo os sinais da linguagem.

“Nós temos a perspectiva de que no futuro essa tecnologia possa trabalhar em conjunto com o closed caption, que nós temos hoje nos televisores, que é aquela legenda embaixo da programação”, diz a engenheira de computação Wanessa Machado Amaral.

O orientador da pesquisa, José Mário de Martino, também vê Alícia se comunicar com os seres humanos para prestação de serviços: “A pessoa pode pedir informação num pronto-socorro, numa repartição pública, eventualmente até num aeroporto, para que ela possa, ela pessoa surda, gesticular, fazer a pergunta, o sistema capturar, interpretar e responder através do avatar”, explica.

[Via G1]

Audição , , ,

Comments are closed.