Software brasileiro para surdos é premiado no exterior

Já imaginou se os surdos pudessem entender tudo que falássemos? Um grupo de alunos de Pernambuco apresenta uma solução para este problema com um inovador programa capaz de traduzir o Português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)


Um grupo de alunos da UFPE em Recife foram responsáveis por uma conquista importante para a Ciência da Computação no país. Eles participaram da Imagine Cup, uma “copa do mundo” de informática promovida pela Microsoft e ficaram em segundo lugar na competição.

Mais importante que este feito, no entanto, é o seu projeto de pesquisa que beneficia deficientes auditivos. O premiado ProDeaf é uma plataforma que traduz Português para LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais. Já imaginou se os surdos pudessem entender tudo que falássemos? Ou então, já imaginou se todos os conteúdos da internet, como vídeos e websites, pudessem estar acessíveis aos mais de 6 milhões de surdos brasileiros? O ProDeaf torna isso possível. O sistema traduz o português, falado ou textual, para LIBRAS, que é interpretada por um personagem animado 3D.

A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua oficial dos mais de seis milhões surdos brasileiros. Eles aprendem Libras antes mesmo de qualquer contato com a língua portuguesa, sendo esta a sua língua primária. Assim, os surdos adquirem conhecimentos, se comunicam, pensam e raciocinam através dessa língua. Forçá-los a usar português seria equivalente a fazer um brasileiro usar um idioma estrangeiro. Por isso, muitos especialistas definem tais deficientes como sendo estrangeiros dentro do seu próprio país, justamente por não conseguirem se comunicar com o restante da população através do idioma oficial local.

Com o ProDeaf, essa barreira pode ser diminuída e, quem sabe, rompida totalmente. O software já tem uma versão para telefones inclusive, de modo que o surdo pode fazer sinais diante do telefone e estes são traduzidos em uma fala em Português para seu interlocutor. A projeção dos desenvolvedores é que a ferramenta esteja disponível para o mercado dentro de dois ou três anos.

Assista abaixo um vídeo de demonstração do software.

Veja agora uma demonstração no programa “Hoje em dia” da TV Record.

Mais informações em: prodeaf.proativasolucoes.com.

Audição , , , , , ,

Comments are closed.