Sensação de ouvido entupido ou tampado

Essa sensação parecida como se estivéssemos na serra ou viajando de avião pode ser uma disfunção tubária. O termo disfunção tubária é habitualmente empregado nos quadros de obstrução da tuba auditiva, porém também engloba situações em que a tuba de Eustáquio se encontra aberta patologicamente.

A tuba de Eustáquio (ou auditiva) é a estrutura responsável pelo equilíbrio da pressão da orelha média com o meio externo e protegendo a orelha média das secreções da nasofaringe através da drenagem dos acúmulos de secreções. Sua disfunção persistente é uma das maiores causas de otite média. A tuba auditiva encontra se fechada no repouso, porém abre se ativamente durante a deglutição, fala, espirro e choro.

O diagnóstico das disfunções da tuba auditiva é essencial para o melhor entendimento da Otite média crônica.

Um dos métodos de avaliar a função da tuba auditiva é através do Prova de Função Tubária. Pode ser feito com a membrana timpânica íntegra ou perfurada.

Prova de Função Tubária com Membrana Timpânica Íntegra: através do impedanciômetro é injetado pressão no ouvido, que irá medir a pressão na orelha média com a tuba em repouso, depois é solicitado ao paciente que tampe as narinas e “assopre o ar para o ouvido”, novamente a pressão da orelha média é medida. Por fim,é solicitado ao paciente tomar três goles de água e novamente é medida a pressão da orelha média.

Prova de Função Tubária com Membrana Timpânica Perfurada: através do impedanciometro é injetado pressão no ouvido e solicita ao paciente que dê alguns goles de água e verifica se há perda da pressão.

Esse procedimento faz parte da bateria de testes da avaliação audiologia e é solicitado principalmente pelo médico otorrinolaringologista. Após o diagnóstico o otorrinolaringologista irá escolher qual será o tratamento mais adequado.

__
Fga. Daniela Brito é mestranda em Saúde da Comunicação Humana.

Atende às quartas e sextas-feiras das 13h30 às 18h30 na Unidade Santo Amaro e às segundas e quintas-feiras das 13h30 às 18h30 na Unidade Campo Belo.

Audição

Comments are closed.