Perda auditiva ligada ao estresse

Homem estressado no trabalhoResultados de estudo realizado na Suécia relacionam o estresse com queixas como zumbidos e perdas auditivas.

Motivados pelo grande número de relatos de perda auditiva e zumbido nas cidades mais industrializadas, os cientistas do Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, pesquisaram as razões do crescimento desta tendência. Os dados mais alarmantes dão conta que em alguns países, as dificuldades de audição chegam a mais de 30% de seus cidadãos.

Os pesquisadores elaboraram um questionário em que os respondentes deveriam falar sobre situações de estresse relacionadas ao seu estilo de vida, no trabalho e em casa, dentre outros, bem como perguntas sobre sua própria saúde.

Os resultados da pesquisa apontaram que existe uma relação direta entre certos fatores de estresse e a saúde auditiva. Os entrevistados que relataram mais situações de estresse, incluindo pouco sono e problemas de saúde, foram os que também tiveram mais queixas auditivas. Um trabalho estressante também está correlacionado à saúde auditiva. Quanto mais estressados eram os entrevistados no trabalho, mais se queixaram de perda auditiva ou de zumbidos.

Isso soma-se ao que já se sabe sobre a influência do estresse como causa de problemas de saúde, como diminuição na capacidade do corpo em combater infecções ou o aumento de doenças cardíacas.

Se precisar de orientações sobre sua audição e prevenção, converse com os especialistas de nosso corpo médico. Marque agora sua consulta conosco através do telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

[Via]

Audição, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia , , , , , , , , ,

Comments are closed.