Otite e dor de ouvido em crianças

otite-dor-ouvido-otalgiaSe não for tratada, a otite pode levar a várias complicações, até mesmo à perda auditiva. 

A otalgia, nossa conhecida dor de ouvido, é um forte indicador de que a criança poder estar com uma infecção no ouvido, a otite. Existem dois tipos de otite, a externa e a média. A otite externa é uma inflamação desta parte do ouvido, especialmente o pavilhão auditivo (orelha). Normalmente, é causada por contaminação bacteriana, retenção de água ou trauma químico ou mecânico. Já a otite média acomete o tímpano, ou seja, a parte média do órgão. Esta segunda classificação da otalgia é originada por bactérias ou vírus, esclarece o médico. É comum os pequenos apresentarem essa dor durante a primeira infância.

Além das causas já citadas, a otite também pode estar associada a doenças das vias aéreas superiores, como as gripes, os resfriados e as sinusites. A umidade é outro fator que colabora para que a inflamação aconteça, pois ela favorece o crescimento de germes e fungos. O uso de cotonetes para manter a higiene do local não é recomendado, já que pode agravar a inflamação. Vale lembrar de que a utilização inadequada dos cotonetes é uma das causas traumáticas do problema, alerta o pediatra.

Se não for tratada, a otite pode levar a várias complicações, até mesmo à perda auditiva. Por isso é importante buscar um médico logo que se notar os primeiros sintomas. Nos lactentes, o choro intenso, irritabilidade e dificuldade para mamar são sinais característicos, além da febre. Além destes, o sinal mais evidente de que a criança está com otite é a otorreia, secreção eliminada pelo órgão inflamado.

Seu filho está apresentando alguns destes sintomas? Converse com os especialistas de nosso corpo médico. Marque agora sua consulta conosco através do telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

 

Audição, Desenvolvimento infantil, Otorrinolaringologia , , , , , , ,

Comments are closed.