O que causa a asma?

asthmaA asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que atinge cerca de 10% da população brasileira. Os principais sintomas são falta de ar, tosse seca, chiado e pressão no peito. Listamos aqui os principais fatores externos que podem desencadear uma crise asmática para ajudá-lo na prevenção.

Ácaros
São organismos microscópicos que se alimentam de descamação da pele humana, pelos de animais e também do mofo. Costumam se aglomerar onde há grande concentração de poeira, como colchões, travesseiros, carpetes, bichos de pelúcia, estantes, papéis e até em pelos de animais. São agravantes para a asma pois sua presença aumenta a inflamação dos brônquios.

Fungos
São micro-organismos que gostam muito de altas temperaturas e umidade. Crescem a uma temperatura acima de 37ºC e umidade acima de 50% e são encontrados no fim do verão e no outono, estações em que predominam ventos quentes. Casas escuras, úmidas e mal ventiladas são ideais para o crescimento dos fungos, que costumam aparecer no sistema de ar condicionado, paredes de banheiros e fendas de superfícies.

Poluição
Tanto na rua quanto no trabalho, a exposição à poluição do ambiente em geral também pode piorar a asma.

Animais de estimação
Infelizmente, os pelos de animais podem piorar a asma, mas o grau e a frequência da exposição a eles é que determina os sintomas. Além dos pelos, a descamação da pele do animal, a saliva, a urina e outros tipos de excreções podem ser gatilhos da asma.

Fezes de barata
Exposição a fezes deste inseto pode provocar sintomas de asma. Por isso a importância de manter a casa e ambiente de trabalho detetados.

Infecção por vírus
Algumas infecções virais são capazes de causar sintomas de asma ou de piorará-la, entre eles o do vírus da gripe e do resfriado comum, mas é importante salientar que algumas pessoas são mais sensíveis à esses fatores do que outras.

Pólen
Flores, gramas e árvores são gatilhos comuns no desencadeamento de uma crise asmática. Ainda que seu ambiente de trabalho ou sua casa fique afastada de áreas verdes, você pode ser afetado, uma vez que o pólen é carregado pelo vento. A polinização se dá após uma chuva prolongada, seguida de um clima seco sendo comum na primavera.

Fumaça de cigarro
A fumaça do cigarro é prejudicial aos asmáticos, mesmo se o doente não fumar.
Asmáticos filhos de pais fumantes estão sujeitos a piora dos sintomas e da própria gravidade da asma. A fumaça do cigarro, além de aumentar os sintomas também pode aumentar a inflamação dos brônquios.

Se você tem sentido algum dos sintomas da asma entre em contato conosco pelo telefone 5522-3077 ou por meio do nosso formulário de contato e marque sua avaliação!

Alergias respiratórias, Otorrinolaringologia, Saúde em geral

Comments are closed.