Inflamação da adenóide pode causar problemas auditivos

adenoideDificuldade em respirar é o primeiro sintoma que a criança pode apresentar quando ocorre a inflamação da adenóide. Saiba como prevenir esse distúrbio e também evitar a redução auditiva.

A hipertrofia da adenóide ou adenoidite é causada por um agente infeccioso que tenha invadido o organismo pelas vias aéreas. É importante observar esta condição que pode se tornar uma doença caso o processo inflamatório não seja tratado adequadamente.

A adenóide é um órgão de tecido linfóide vinculado ao sistema imunológico e que fica localizado na rinofaringe (região atrás das cavidades nasais e acima do palato mole/céu da boca). Até os seis anos de idade, ele costuma apresentar normalmente um volume avantajado. Com o tempo, passa a reduzir de tamanho naturalmente.

Quando há a inflamação na adenóide, a criança pode sentir dificuldade para respirar pelo nariz e passar a fazê-lo pela boca, o que é classificado clinicamente como respiração oral de suplência (ROS). Dentre as consequências desse distúrbio, as mais prejudiciais são as deformidades da arcada dentária e do palato causadas pelo posicionamento inadequado da língua.

Porém, há uma outra implicação. Como o tecido adenóide fica muito próximo à tuba auditiva (um “túnel” que liga o ouvido à garganta), um eventual inchaço pode bloquear essa passagem e impedir a livre circulação de ar no ouvido, ocasionando uma inflamação, as chamadas otites de repetição.

Felizmente, a prevenção da adenoidite é muito simples e inclui procedimentos como:

– Lavar frenquentemente as mãos da criança e as suas próprias com água e sabão;

– Limpar o nariz da criança com soro fisiológico.

Caso esse tipo de infecção (incluindo em outros órgãos semelhantes como as tonsilas palatinas ou amígdalas) esteja ocorrendo com frequência, não tome ou dê à criança nenhum medicamento sem orientação médica.

Nossa equipe está à sua disposição para atender a você e à sua família. Fale conosco pelo telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato e marque uma consulta.

Otorrinolaringologia, Saúde em geral , , , , , ,

Comments are closed.