Incidência de inflamações no ouvido cresce no Verão

ceong-crianca-brincando-piscina-verao-nadar-240x180pxQuais são os cuidados para evitar as otites durante os banhos de mar e piscina?

Com a chegada do Verão, as famílias procuram um refresco contra as altas temperaturas nas águas do mar ou das piscinas, em especial, as crianças. Depois desta exposição prolongada à água, a umidade no canal auditivo aumenta e pode levar ao desenvolvimento de uma otite, uma inflamação no ouvido. Se não for devidamente tratada, a otite pode levar a várias complicações, até mesmo à perda auditiva.

O tipo de otite mais comum é a causada por germes e fungos. A umidade é um fator que colabora para que a inflamação aconteça, pois ela favorece o crescimento destes micróbios dentro do ouvido. Devido à condição anatômica do ouvido na infância e a exposição prolongada aos agentes causadores, as crianças tendem a ser mais atingidas pelas otites.

Por isso, é extremamente importante tomar alguns cuidados simples durante esta estação para evitar este incômodo.

  • Lave os ouvidos com água doce (no chuveiro) depois de um banho de mar ou piscina. Ao sair do mar, balance a cabeça para expulsar o excesso d’água.
  • Não deixe os ouvidos úmidos. Seque bem com uma toalha limpa e depois arremate com papel higiênico ou toalha de papel.
  • Nunca nade em águas contaminadas. Evitar nadar e mergulhar em águas poluídas, os micróbios presentes podem causar infecções graves. Esteja atento às indicações dos pontos impróprios para o banho.
  • Não use cotonetes e nem introduza grampos ou outros objetos no ouvido. Eles podem machucar o conduto interno e até mesmo PERFURAR a membrana do tímpano levando à perda auditiva.
  • Se possível, use protetores auriculares. Eles protegem da entrada da água além de evitar o contato com a água contaminada.
  • Nunca pingar nada no ouvido além dos remédios recomendados pelo seu médico.

Quando alguém de sua família estiver com dor de ouvido, zumbido ou sensação de entupimento, procure sempre um otorrinolaringologista. Apenas um médico pode dar o diagnóstico correto da doença e indicar o tratamento adequado.

Se precisar de orientações sobre sua audição e prevenção, converse com os especialistas de nosso corpo médico. Marque agora sua consulta conosco através do telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

 

Audição, Otorrinolaringologia, Saúde em geral , , , , , ,

Comments are closed.