Excesso de Aspirina e Melhoral pode causar surdez

aspirinaAmplamente conhecidos e utilizados para o controle da dor e inflamação, os medicamentos à base de salicilato de sódio causam danos à audição e podem levar à surdez, se ingeridos em excesso.

A conclusão é de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP. A pesquisa mostrou que após sete dias, as cobaias (porquinhos-da-índia) ainda apresentavam lesões no aparelho auditivo, após a ingestão deste tipo de droga em grande quantidade.

Esta perda auditiva pelo uso do princípio ativo já era conhecida no meio científico, embora isso não conste em nenhuma das embalagens dos medicamentos citados vendidos a granel. Até a pesquisa, no entanto, era informado que as células auditivas danificadas se regeneravam entre 24 horas e 72 horas após a ingestão. Isso não foi o que ocorreu no estudo.

Os remédios à base de salicilato de sódio mais conhecidos são: Aspirina (que tem a maior dosagem), Voltaren, Cataflan, AAS, Sonrisal e Melhoral Infantil. Deve-se incluir também seus respectivos genéricos, que também são baseados na mesma substância.

Audição, Saúde em geral , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.