Diabéticos têm maior probabilidade de desenvolver perda auditiva

diabetes-perda-auditiva-surdez-pesquisa-ceongPesquisa aponta que diabéticos têm duas vezes mais probabilidade de perderem a audição que pessoas saudáveis

Um estudo recente realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Niigata, no Japão, concluiu que a diabetes pode estar relacionada a perda auditiva e que diabéticos jovens têm uma chance maior de ter problemas auditivos que pessoas idosas. “A análise sugere que a perda da audição foi mais consistente em pacientes diabéticos quando comparados a pacientes não-diabéticos, qualquer que fosse a idade”, escreveu Chika Horikawa, cientista integrante do grupo de pesquisa.

Uma pesquisa feita em 2008 pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos já havia chegado a conclusões semelhantes em uma amostra de 11 mil pessoas, apontando que diabéticos tinham duas vezes mais probabilidade de perderem a audição que pessoas saudáveis.

O problema em questão pode ocorrer em qualquer idade e pode estar presente também em pessoas não diabéticas que sofrem de hipoglicemia reativa, que se caracteriza por queda significativa da glicose no sangue após a ingestão de doces. A falta de controle glicêmico pode levar a alterações vasculares que comprometem o ouvido, afetando principalmente a percepção dos sons mais agudos. Outra sequela envolvendo a audição e que pode acontecer com o diabético é a surdez súbita, quando o paciente perde de repente a audição em um dos ouvidos. Esse problema muitas vezes pode ser corrigido se for tratado como emergência e feito um tratamento imediato com vasodilatadores.

Enquanto as investigações científicas não chegam a um consenso, as pessoas que são diagnosticadas com diabetes, independente da idade, deve estar cientes de alguns riscos que correm se não controlarem de forma saudável e correta o nível de insulina no organismo. Isto pode ser feito com dieta adequada, atividade física, medicações orais e, em alguns casos, insulina.

Se precisar de orientações sobre sua audição e prevenção, converse com os especialistas de nosso corpo médico. Marque agora sua consulta conosco através do telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

[Via]

Audição , , , , ,

Comments are closed.