Curta o Carnaval! Mas cuide de sua audição

carnaval-perda-auditiva-som-alto-zumbido-surdezTrios elétricos e blocos de rua unem foliões de todas as partes do Brasil no ritmo do samba. Mas toda essa animação requer cuidados com seus ouvidos.

O Carnaval chegou e com ele, muita alegria e festa. Trios elétricos e blocos de rua unem foliões de todas as partes do Brasil no ritmo do samba. Mas toda essa animação requer cuidados indispensáveis com seus ouvidos. Sons acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva e já foi comprovado com medições que no Carnaval o ruído chega a impressionantes 120 dB, quase a mesma intensidade de uma turbina de avião.

A música alta do batuque das baterias de escolas de samba, nos clubes e trios elétricos pode causar danos (muitas vezes irreversíveis) à audição, trazendo sintomas como pressão nos ouvidos e sensação de surdez, que podem progredir para zumbidos permanentes e perda auditiva. No caso das crianças, o cuidado deve ser redobrado: o barulho excessivo gera irritação e choro, além do fato dos pequenos poderem sair com um forte zumbido no ouvido, sem os pais perceberem.

Siga estas dicas da CEONG para um Carnaval sem preocupações:

  • Guarde uma distância de pelo menos 10 metros de caixas de som ou outras fontes sonoras; não fique “grudado” nas caixas de som.
  • Procure descansar pelo menos 30 minutos a cada hora de música alta.
  • Utilize protetores auriculares se ficar exposto muito tempo a sons muito altos.
  • Beba água regularmente.
  • Não pingue nada no ouvido, se sentir algo diferente. Se perceber alguma alteração na sua audição, procure imediatamente um médico otorrinolaringologista.

A voz também é agredida no Carnaval, porque tendemos a “competir” com o som alto. Não force a voz, falando alto; ao falar com um amigo, fale próximo a ele e no seu tom normal.

Leia aqui sobre como preservar sua voz na folia.

 

Audição, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Saúde vocal , , , , , , , , , ,

Comments are closed.