Cuidados com a rouquidão

gritando-telefone-celularQuem já não ficou sem voz de tanto gritar para conversar com um amigo em uma festa ou tentando cantar mais alto que as caixas de som no Carnaval, forçando as cordas vocais? Cuidado! Você pode estar causando sérios prejuízos a sua voz.

Disfonia é uma expressão médica que significa alteração na produção da voz. Nestas situações, a voz produzida não é harmônica, é obtida com esforço e sem a possibilidade de variações de seus atributos, vulgarmente referido como rouquidão. A ausência de produção de voz refere-se por afonia.

A disfonia, na verdade, é apenas um sintoma presente em vários e diferentes distúrbios, tal como na gripe, laringite ou inflamação das cordas (ou pregas) vocais. Além destes algumas situações, onde forçamos a voz além de seus limites, podem causar este sintoma, trazendo prejuízos temporários e até permanentes.

Evite abusar de sua voz e tome alguns cuidados para tratá-la bem, evitando a rouquidão:

  • Não tente “competir” com o volume das caixas de som em festas e concertos ao ar livre; se quiser falar com seu amigo, fique mais próximo e fale em voz normal.
  • Se alguém não lhe escuta ao telefone, pode ser interferência de ruídos externos;  não force a voz, vá para um lugar mais silencioso.
  • Evite o consumo de álcool, ele resseca as cordas vocais.
  • Tome cuidado com ambientes com muito pó ou poeira.
  • Evite o consumo de bebidas excessivamente geladas.
  • Mantenha suas cordas vocais lubrificadas, tomando água.

Caso os sintomas de rouquidão ou afonia se mantenham, consulte um médico para verificar se não há alguma condição mais grave. Você pode entrar em contato conosco pelo nosso formulário de contato ou pelo telefone (11) 5522-3077 para marcar sua consulta.

Fonoaudiologia, Saúde vocal , , , , , , , , ,

Comments are closed.