Conheça as doenças do Inverno

doencas-inverno-1O Inverno chegou. E com ele, as doenças típicas da estação mais fria e seca do ano. É nessa época que nosso trato respiratório e auditivo – principalmente das crianças e idosos – são mais afetados por doenças como gripe, resfriado, asma, bronquite, amidalite, pneumonia, rinite alérgica e dor de ouvido.

O problema é que essas enfermidades podem ser facilmente confundidas, pois costumam apresentar sintomas bem parecidos. Por essa razão, é fundamental ter noções básicas acerca das enfermidades mais comuns e, claro, sobre os cuidados necessários tanto para a prevenção quanto o tratamento adequado para cada uma.

Confira a seguir as principais doenças de inverno e seus respectivos sintomas:

Gripes e resfriados: são as doenças que mais nos confundem por conta da semelhança de seus sintomas. O resfriado pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus, é transmitido por contato direto entre infectados e geralmente dura até cinco dias. Porém, em casos mais agudos, pode se prolongar por até duas semanas. Provoca coriza, obstrução nasal, tosse, dor de cabeça, dor de garanta, febre baixa e espirros.

Já a gripe é causada apenas pelo vírus influenza. Além de provocar os mesmos sintomas do resfriado, tem duração mais longa e traz febre alta, dores pelo corpo e sensação de cansaço. É preciso tomar mais cuidado com a gripe, porque se não for diagnosticada e tratada corretamente, ela pode desencadear doenças ainda mais graves como pneumonia e até comprometer os brônquios.

Asma: trata-se da inflamação do pulmão e das vias aéreas. Costuma se apresentar por meio de chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. Embora seja mais comum entre crianças, adultos também podem ser acometidos por essa doença.

Amigdalite: é uma inflamação das amígdalas causada por vírus ou bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre e mau hálito.

Bronquite: inflamação dos brônquios que impede a chegada do ar aos pulmões. Seus principais sintomas são tosse seca com chiado seguida por tosse com secreções. Dor de ouvido ou otite: muito comum em crianças e, normalmente, causada por vírus e bactérias que infectaram a garganta e migraram até o ouvido.

Pneumonia: é uma infecção aguda dos pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. É uma doença oportunista, ou seja, corre quando o sistema imunológico está enfraquecido e pode surgir após uma gripe ou crise de bronquites mais severas.

Rinite: é a mais comum das doenças alérgicas, causada pela inflamação ou irritação da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.

Sinusite: é a inflamação das cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais/bacterianas que provocam dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.

Alergias: são reações causadas por uma reação exagerada do sistema imunológico a certas substâncias presentes em medicamentos, pêlos de animais, mofo, tecidos, poeiras, perfumes, entre outros. Os sintomas para a identificação de alergias vão desde um espirro a coceiras e tosses.

Semana que vem, publicaremos dicas sobre como prevenir essas doenças. Até lá!

Otorrinolaringologia, Saúde em geral , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.