Como a alimentação influencia o desenvolvimento da fala da criança?

amamentacao-previne-problemas-fonoaudiologicosQueixas como atraso de linguagem, troca de sons na fala, falar com a língua entre os dentes e distúrbios de fluência, voz e leitura/escrita podem ser causadas por problemas alimentares na primeira fase da infância.

A correta alimentação do bebê é muito importante para que ela possa exercitar várias funções como a sucção, a mastigação, a deglutição (engolir) e a respiração. Dessa forma, todas as áreas do corpo responsáveis por essas ações podem receber o estímulo adequado e na hora certa.

Ao sugar o bico da mama durante a amamentação, o bebê executa um movimento chamado de preensão. Por meio dele, ele prepara os órgãos da fala (língua, lábios e bochechas) porque exercita todas as estruturas envolvidas no crescimento ósseo da face como as articulações temporo-mandibulares, além da própria coordenação da sucção com a respiração e a deglutição. Além disso, há o importante vínculo com a mãe que é estabelecido nesse momento, o que possibilita o gradativo contato com outra pessoa e se torna fator importante na comunicação.

Já a mastigação exige uma dissociação de movimentos da língua, lábios e mandíbula, o que é importante para a preparação da musculatura da boca para a articulação. É a partir destes movimentos que vão se desenvolver os movimentos da fala, pois para falarmos bem também é preciso a participação de todas as partes citadas.

É indispensável que a alimentação da criança seja adequada no sentido de proporcionar oportunidades para o exercício da mastigação e estimulação oral. O acompanhamento terapêutico pode ser realizado para prevenção ou reabilitação de diversos distúrbios da comunicação.

Se você quer obter mais informações sobre esse assunto tão importante, entre em contato conosco através do telefone 5522-3077 ou do nosso formulário de contato. Estamos à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e prestar apoio no desenvolvimento de seus filhos.

Desenvolvimento infantil, Fonoaudiologia , , , ,

Comments are closed.