Colesterol alto pode afetar a audição

otorrino-2fOuvir um zumbido constante é sinal de que sua saúde auditiva pode não estar muito bem. Além de ser resultado de uma lesão causada por exposição a som alto ou mesmo por uma doença que cause perda auditiva, ele pode também ser provocado pelo processo natural de envelhecimento, pressão alta, colesterol alto, diabetes, maus hábitos alimentares, tumores do nervo auditivo ou até mesmo depressão.

Como o zumbido geralmente dura só algumas horas, pode passar despercebido ou mesmo ser considerado como algo normal. Porém, pode ser sinal de fragilidade auditiva e deve ser levado a sério. Caso o zumbido permaneça por mais de um dia, procure orientação médica o quanto antes. Se a causa do sintoma não for tratada dentro de 48 horas, é possível que se torne permanente.

É bom que se diga: perda auditiva não é “coisa de velho”. Estima-se ela comece a partir dos 30 anos, período em que as células ciliadas se desgastam naturalmente. A partir dos 50 anos, a perda pode se acentuar e até interferir nas relações sociais.

Quem tem problemas de audição ou visão tem mais chances de desenvolver depressão com perda auditiva. Afinal, como o ser humano é um ser social, pode ser afetado emocionalmente pelo isolamento ocasionado por uma eventual limitação de algum desses sentidos. Por isso, quando é executado o tratamento adequado da perda auditiva, o quadro desses distúrbios psicológicos também tende a melhorar.

Caso tenha escutado algum ruído constante e insistente quando se encontrava em um ambiente silencioso, fale com um otorrinolaringologista. Marque uma consulta por meio do telefone 5522-3077 ou nosso formulário de contato. Estamos à sua disposição para tirar qualquer dúvida e tomar as devidas providências.

Audição, Otorrinolaringologia , , , , ,

Comments are closed.