Cirurgia crânio-maxilo-facial

A cirurgia crânio-maxilo-facial é uma área médica que atua no tratamento de alterações de crescimento faciais, como algumas malformações: fissuras palatinas, fendas labiais, crescimento desproporcional dos maxilares (atrofia de maxila, prognatismo, retrognatismo, sorriso gengival, …), alterações de oclusão (classe II, classe III).

Essas alterações de crescimento podem cursar com dores de cabeça, dificuldades de respiração, dificuldades na mastigação e deglutição, alterações de fala, dores articulares e faciais, roncos e apneia.

Também atua no diagnóstico e tratamento de tumores faciais, tanto ósseos quanto de outros tecidos, fratura dos ossos da face, lesões intraorais, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM).

É uma área de atuação do otorrinolaringologista com título de especialista reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). São áreas complementares pois um diagnóstico e tratamento precoces de problemas por exemplo na respiração da criança pode evitar alterações no desenvolvimento facial.

O otorrino consegue perceber alterações de fala, de deglutição que podem estar envolvidos com alguma alteração facial e a área de atuação da crânio-maxilo-facial já possibilita o tratamento precoce.

__
Dra. Julienne Ferraz é médica otorrinolaringologista com especialidade em cirurgia crânio-maxilo-facial.

A dra. Julienne atende às segundas-feiras, à tarde.

Otorrinolaringologia ,

Comments are closed.