Alimentação e a relação com a voz

macaNesta semana da voz lembramos que ela é uma das principais maneiras de nos comunicarmos com outras pessoas. Além disso, também é fonte de entretenimento, já que a utilizamos para conversar com os amigos ou cantar no chuveiro, por exemplo. O que muitos não sabem é que os excessos do dia a dia prejudicam, e muito, a qualidade e a saúde vocal. Curiosamente, esses excessos estão diretamente ligados a nossa alimentação.

Tentar falar mais alto que o som ambiente, gritar e pigarrear são hábitos comuns que devem ser evitados, mas, você sabia que alguns alimentos também podem influenciar negativamente a voz?

Chocolate e outros alimentos derivados o leite, por exemplo, influenciam a modulação vocal e, por isso, não são indicados para os que usam a voz profissionalmente, como os professores e palestrantes. Eles aumentam a secreção do muco no trato vocal, o que induz à produção de pigarro.

Expor o aparelho fonador a choques térmicos também prejudica a qualidade vocal. E isso não quer dizer apenas a temperatura do ambiente. Ingerir bebidas ou alimentos muito gelados, ou muito quentes, também atrapalha o bom funcionamento voz, assim como alimentos muito condimentados ou gordurosos, que causam refluxos e azias. Essa “queimação” pode chegar até as pregas vocais, provocando irritações e desconforto.

Por outro lado há diversos alimentos que ajudam a manter a voz saudável e bem cuidada, como a água. Ela é responsável por manter o local úmido e as pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração.  Dê preferência para água sem gás e em temperatura ambiente. Frutas cítricas como laranja e limão ajudam a manter a saliva mais fina e limpam a laringe. A maçã é outra fruta fundamental para quem quer manter a voz tinindo, pois tem propriedade adstringente, ajudando na limpeza do trato vocal.

Por último, a ingestão de alimentos fibrosos, como as verduras, faz toda a diferença, já que precisam ser bem mastigadas para facilitar a digestão. Quando mastigamos, exercitamos a musculatura local, responsável pela articulação das palavras.

Saúde vocal , ,

Comments are closed.