A importância da Fonoaudiologia em nossas vidas

Se fazer entender, ouvir, falar, comer e procurar manter-se independente são desafios que enfrentamos no dia-a-dia e nem nos damos conta até que sejamos surpreendidos pela dificuldade ou impossibilidade de desenvolvermos bem tais ações, tão comuns.

Ela atua justamente na capacidade e melhoria dessas ações cotidianas, no cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita. Ou seja, a Fonoaudiologia é especialidade da saúde que compreende o estudo da fonação e da audição, de seus distúrbios e das suas formas de tratamento.

Por seu campo de atuação, o fonoaudiólogo é capaz de diagnosticar e tratar problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta, e outras alterações que dificultam a correta comunicação. Os fonoaudiólogos também são muito procurados para ajudar a treinar e aperfeiçoar a voz humana, em especial por profissionais da área da comunicação, artistas, locutores e demais pessoas que desejam ter uma boa dicção, por exemplo.

No dia 9 de dezembro, homenageamos os profissionais dessa área, que são fundamentais no cuidado da comunicação humana! Muito obrigado!

Fonoaudiologia

Comments are closed.