A importância da amamentação para o bebê e a mãe

leite-materno-amamentacao
Dia 1o. de agosto marcou o início da Semana Mundial do Aleitamento Materno, período em que se promove a discussão e divulgação da importância e dos benefícios do ato de amamentar e do próprio leite materno para mamães e bebês.

Para os bebês, em especial, o leite materno contém todos os nutrientes e sais minerais que a criança necessita e previne alergias, obesidade, anemia, asma e intolerância ao glúten, além de contribui na formação do sistema imunológico da criança. Além de ácidos gordos saturados, o leite materno possui uma molécula conhecida de PSTI, responsável por proteger o intestino sensível dos bebês, e por isso, causa menos cólicas.

Sob o ponto-de-vista da fonoaudiologia, a amamentação tem uma função de suma importância. A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária da criança, além do exercício fortalecer os músculos de outras áreas do rosto do bebê como os lábios, boca e língua, os músculos da face, a mandíbula e o maxilar, preparando esses órgãos para o aprendizado da fala.

Para a mamãe, há também muitos benefícios. Primeiramente, a amamentação contribui para que o útero volte ao seu tamanho normal e para que se perca peso, pois consome cerca de 700 calorias por dia. Também reduz o risco da mulher desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes após a gravidez, inclusive para àquela que teve diabetes gestacional, e protege contra o câncer de mama e de ovário.

A amamentação é um aprendizado para a mãe e o bebê, fortalece os laços afetivos entre eles e deve ser incentivada para que a criança cresça saudável. A amamentação é um dos meios mais eficazes para garantir a saúde da criança — que nasce com a imunidade muito baixa — e por isso é importante amamentá-la no mínimo até o sexto mês, mas pode ser continuada até dois anos ou mais.

O fonoaudiólogo é capacitado para orientar na amamentação, auxiliando no posicionamento do bebê e na pega adequada do seio materno. Se você tiver algum dúvida sobre o aleitamento materno e amamentação, entre em contato conosco!

Fonoaudiologia, Saúde em geral , , , ,

Comments are closed.