5 dicas para proteger olhos, ouvidos e garganta no verão

6-dicasTomando alguns poucos e fáceis cuidados, você pode curtir ainda mais o período mais divertido e quente do ano.

A estação sinônimo de férias, viagens, diversão e muito descanso, o verão também pode revelar uma face não muito agradável quando o assunto é saúde dos olhos, ouvidos e garganta quando não tomamos os devidos cuidados. Afinal, é durante os dias mais quentes do ano que costumamos relaxar a guarda diante das mais diversas “ameaças” a essas partes tão importantes do nosso corpo.

Por isso, vamos listar alguns cuidados básicos que devem ser sempre levados em consideração para que ninguém sofra nenhuma consequência desagradável durante ou depois de desfrutar de gostosos momentos de lazer:

1. Da mesma forma que o filtro solar para a pele, nunca abra mão de óculos escuros dotados de lentes que bloqueiem os raios ultravioleta. Caso contrário, os olhos podem sofrer lesões graves e irreversíveis por conta de queimaduras na córnea ou mesmo na retina devido à longa exposição ao sol.

2. Fuja de praias impróprias para o banho ou mesmo de piscinas que não receberam o tratamento adequado com cloro. Esses locais são um verdadeiro paraíso para os micróbios causadores de conjutivites e infecções de ouvido.

3. Na hora de nadar, procure proteger as orelhas com protetores auriculares. O contato frequente com a água remove a cera que serve de proteção para o canal auditivo, o que pode causar a otite externa, também conhecida como “otite dos nadadores“.

4. Além de não compartilhar toalhas e roupas, procure manter as mãos sempre limpas. Isso evita a transmissão de conjutivite, doença que se torna extremamente contagiosa nessa época tão quente e úmida por natureza.

5. Não abuse de bebidas e alimentos extremamente gelados ou mesmo de longas exposições ao ar condicionado. Os choques térmicos deixam a garganta e a faringe mais vulneráveis a infecções. Por outro lado, não deixe de tomar água – a hidratação correta impede que a gargante se resseque e fique exposta a doenças.

Saúde em geral , , , , , , , , ,

Comments are closed.