1 de outubro: Dia do Idoso

ceong-dia-do-idoso-mae-filha-jovemTrabalho multidisciplinar pode promover bons ganhos na qualidade de vida

Dia 1º de outubro é o Dia Nacional do Idoso, mesma data em que é comemorado o Dia Internacional do Idoso, o qual foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1982. Dados do Censo Demográfico 2010 do IBGE revelaram um aumento da população acima dos 65 anos, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

A perda auditiva associada ao envelhecimento é chamada tecnicamente de presbiacusia. O idoso que com essa alteração costuma sofrer prejuízos na sua qualidadade de vida dadas as dificuldades para se comunicar, o que pode fazê-lo se sentir isolado das demais pessoas. Essa deficiência do ouvido humano geralmente se inicia aos 60 anos de idade e pode ter várias causas como exposição a ruído excessivo, alimentação, estresse, uso de medicamentos ou mesmo o simples desgaste dos órgãos que compõem o ouvido interno.

Com os avanços na tecnologia auditiva, hoje em dia há uma grande variedade de modelos de aparelhos auditivos que atendem à quase totalidade dos casos de surdez. Nesse caso, o pprocesso de reabilitação auditiva é desenvovido em conjunto com um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, o que pode contribuir para diminuir as dificuldades de comunicação e proporcionar maior integração do idoso com a família e a sociedade em geral.

A clínica CEONG possui um Centro de Diagnóstico equipado com o que há de mais moderno e uma equipe de fonoaudiologia treinada para realizar a triagem auditiva infantil. Marque agora sua consulta pelo telefone (11) 5522-3077 ou pelo nosso formulário de contato.

Audição, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Terceira idade , , , ,

Comments are closed.